JOGO TÃO RUIM QUE ATÉ A BOLA FICOU OVALADA

Gama Malcher

Entre tantos episódios inusitados produzidos nos campos de futebol, alguns esbarram no mais absoluto surrealismo. Mais um desses episódios, entre centenas arquivados no Centro de Documentação e Memória da rádio Bandeirantes – o CEDOM. Ocorreu num jogo pela Taça Charles Miller realizado na noite de 06 de julho de 1955 no Pacaembu entre o Corinthians e o América do Rio de Janeiro. Apitou o jogo árbitro Alberto Monard da Gama Malcher Filho, muito conhecido por protagonizar algumas confusões em campo. Dia 09 de novembro de 1947, por exemplo, ele levou tamanha surra da torcida num jogo entre o Fluminense e o Bonsucesso, que precisou ser levado desmaiado ao hospital Getúlio Vargas onde foi operado e ficou internado alguns dias. Era bom árbitro, porém, teimoso. Apitou 50 jogos internacionais inclusive um da copa do mundo de 1950. O inusitado que ocorreu em julho de 1955 foi alertado por um dos repórteres da rádio Bandeirantes logo aos 10 minutos da etapa inicial. Fiori Gigliotti, em início de carreira foi o narrador daquele jogo:

Cada vez que a bola batia no chão, quicava para um dos lados, como ocorre com as bolas do futebol americano. Os goleiros Gilmar, do Corinthians, e Pompéia, do América, apelidado de Constellation, perceberam que algo estava errado mas o árbitro, já com 15 minutos de jogo, não queria saber de conversa:

Somente com meia de partida, com os jogadores já ameaçando sair de campo, o atrapalhado árbitro resolveu determinar a substituição da bola em jogo:

Com a bola finalmente redonda os gols foram saindo. No final Corinthians 3 x América carioca 1. Jogo fraquíssimo que só ficou registrado nos anais do futebol pelo fato de que boa parte dele foi disputado com uma bola oval. Ninguém merece!

Advertisement