A sofrida morte de Jânio Quadros

Figura polêmica, mas indiscutivelmente uma das maiores lideranças políticas da nossa história republicana, Jânio da Silva Quadros foi vereador em São Paulo, prefeito, duas vezes, deputado estadual mais votado, deputado federal, governador e presidente da República.  Só não se elegeu, porque também não se candidatou, ao senado federal. 

Aos 75 anos de idade, com a saúde muito abalada, principalmente após ter enviuvado dois anos antes, Jânio foi internado em fevereiro de 1992 no hospital Albert Einstein. Sua única filha, Dirce “Tutu” Quadros, que residia nos Estados Unidos, foi chamada às pressas devido ao agravamento da doença do pai no dia 08 de fevereiro de 1992:

Jânio morreu uma semana depois, no dia 16 de fevereiro, após três derrames cerebrais e vivendo em estado vegetativo. Foi sepultado no cemitério da Paz em São Paulo. 

Jânio e Eloá só tiveram uma filha, Dirce (foto acima ao lado de Jânio). Ela seguiu a carreira política do pai, embora sem alcançar os mesmos êxitos que ele, tendo sido eleita deputada federal uma única vez para o exercício de 1987 a 1991. 

Dirce Quadros faleceu em 2014, aos 70 anos de idade, em Los Angeles, onde residia há muitos anos. 

Advertisement