HERÓIS NÃO MORREM, FICAM NA LEMBRANÇA

No Jardim Paulistano, entre a Rebouças e a Gabriel Monteiro da Silva, tem uma pequenina praça, bastante arborizada, chamada Antonio Duarte do Amaral. Raras são as pessoas que associam o nome do logradouro a uma pessoa cujo heroísmo mereceu essa eterna lembrança.

Antonio Duarte do Amaral era cabo do Corpo de Bombeiros, e, como todos os bombeiros, tinha a vocação de berço de sacrificar a própria vida para salvar a vida de quem quer que seja. Foi no cumprimento desse sublime dever que ele perdeu a vida no fatídico 13 de junho de 1953 quando ocorreu o maior incêndio de São Paulo, até então, irrompido no Clube Elite 28 de Setembro, na rua Florêncio de Abreu, onde se realizava um baile festejando o dia de Santo Antonio. O triste saldo foi de 56 mortos. A rádio Bandeirantes, como em todos os acontecimentos importantes, com dificuldades técnicas imensas para a época, transmitiu tudo com o repórter José Carlos de Moraes:

Anteriormente ao incêndio do Clube Elite 28 de Setembro a tragédia mais chocante em São Paulo havia sido a do Cine Oberdan, no Brás, no dia 10 de abril de 1938. Durante uma matiné alguém gritou do meio da plateia: FOGO! Imediatamente o pânico se instalou entre as centenas de crianças, que eram a maioria. Na correria para fugir do cinema, não havendo portas de emergência, que não eram obrigatórias até então, 30 delas morreram pisoteadas. Não havia incêndio, foi um alarme falso.

Comentários (4)

  • Parron;
    Incrível essa gravação do Tico Tico ter sido preservada. Isso é uma relíquia.
    Em fevereiro de 1974, durante o incêndio no Edifício Joelma, quem estava de plantão era você, fazendo entrevistas in-loco, a partir do rádio transmissor instalado em uma Rural Wyllis.
    Estou certo?
    Eu era bombeiro e fui um dos seus entrevistados e até me lembro da pergunta que você me fez.
    Será que esse material também está gravado?

    Um forte abraço.

    DAddio

  • Obrigada pela lembrança, essa reportagem feita pelo vovô (Jornalista Tico-Tico), estará presente no TCC juntamente com a entrevista feita contigo.
    Gratidão por não deixar o nome dele ser esquecido!

Advertisement