Qualquer que seja o enfoque, a primeira coisa que chama a atenção nas pesquisas sobre transmissões de rádio de cinquenta, sessenta anos atrás, é a qualidade da programação. Para não perder tempo com citações, ouçam um trechinho do programa Romance da Música que foi ao ar pela rádio Bandeirantes nos anos de 1952, 1953 até meados de 1954. O trecho destacado é o do programa que foi ao ar no dia 16 de fevereiro de 1954 com o tema CARNAVAL DE SCHUMANN, da obra do alemão Robert Alexander Schumann (imagem acima). Lembrando que as músicas e as passagens com efeitos sonoros de sonoplastia, eram todas feitas ao vivo com a grande orquestra da rádio Bandeirantes:
Para um programa de tamanho bom gosto era necessária a mobilização de uma equipe enorme de redatores, produtores, ensaiadores, radioatores e radioatrizes, narradores e locutores comerciais, músicos e técnicos. Notem quantos trabalharam nesse Romance da Música que abordou o Carnaval de Schumann, em fevereiro de 1954:
Robert Schumann é autor de dezenas de obras que incluem músicas para piano solo, para grandes orquestras, concertos, músicas de câmara e coral e até uma ópera de grande envergadura. Morreu em julho de 1856 com apenas 46 anos de idade internado num asilo para doentes mentais. Como diz a sabedoria popular, genialidade e loucura estão separadas por uma linha muito tênue.