Galeria dos grandes repórteres

Tico-Tico

José Carlos de Moraes, apelidado Tico-Tico, foi um dos repórteres mais ativos e mais ousados do rádio e da televisão. Graças, principalmente ao seu atrevimento, conseguiu fazer entrevistas com personalidades às quais nenhum outro repórter teve acesso. Cobriu acontecimentos históricos no Brasil e no exterior, tornando-se uma das figuras mais populares do jornalismo em nosso País.

Ele era setorista da Folha de São Paulo na Assembleia Legislativa quando Adhemar de Barros foi eleito governador em 1946. Justamente por causa da posse de Adhemar, José Carlos de Moraes, o Tico-Tico, veio trabalhar na rádio Bandeirantes conforme seu depoimento ao programa Balanço Geral em 1998:

Suas reportagens na PRH-9, muitas delas arquivadas no CEDOM – o Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes – são verdadeiras lições para os mais novos ressaltando ao bom observador sua persistência, fator primordial para o êxito de qualquer trabalho jornalístico. Das centenas que José Carlos de Moraes realizou, aquele que mais o emocionou, segundo suas palavras, foi a cobertura do sepultamento do presidente John Kennedy em novembro de 1963:

Se fossem somadas as horas de voo de José Carlos de Moraes, ele teria realizado 13 voltas completas ao mundo, sem contar as viagens por terra, por mar e rios. Nascido em Angatuba, interior de SP em novembro de 1922, Tico-Tico faleceu em São Paulo no dia 15 de setembro de 1999.

Veja também:

Advertisement