O acervo do Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes – Cedom – está recheado de cenas hilárias protagonizadas por árbitros de futebol. Os mais destacados, entre eles, foram Agomar Martins e Ayrton Vieira de Morais, apelidado de Sansão. Uma das cenas mais bizarras do futebol paulista foi num jogo no Parque São Jorge em 1965 entre Corinthians e Noroeste de Baurú, transmitido pela Bandeirantes com Domingos Leoni, comentários de Barbosa Filho e reportagens de Chico de Assis e Roberto Silva. Já estava 3 a 0 para o Corinthians quando o árbitro Ayrton Vieira de Moraes resolveu marcar um pênalti contra o time interiorano. O jogador Plínio correu para cima do bandeirinha reclamando um impedimento e recebeu como revide um murro que o levou a nocaute. O árbitro não pensou duas vezes e expulsou de campo o seu bandeirinha:
Outro barraco provocado por Ayrton Vieira de Moraes, o Sansão, ocorreu num amistoso entre as seleções do Brasil e do Chile no dia 26 de março de 1970. O Brasil vencia por 2 a 1 quando Sansão decidiu atrair os holofotes para si armando para isso a maior confusão em campo. Destaque para o trabalho irrepreensível do saudoso repórter da Bandeirantes, Roberto Silva:
Ayrton Vieira de Moraes era natural de Fortaleza e foi árbitro das Federações Paulista e Carioca de Futebol e também da então CBD, hoje CBF. Ele morreu em Niterói, aos 84 anos, no dia 29 de outubro de 2013.
Comentários (1)
Sempre bom rever acontecimentos marcantes!