FOI BELINE QUE POPULARIZOU O GESTO

Hideraldo Luis Beline, capitão da seleção brasileira na copa do mundo de 1958, no mundial da Suécia, foi quem popularizou  o gesto do capitão da equipe levantar a taça conquistada durante o jogo, sobre a cabeça.  Na entrega dos troféus e medalhas aos campeões de 58, os fotógrafos cercados por uma multidão de jogadores, cartolas, e convidados pediram para que Beline exibisse a taça que estava quase oculta, segura por sua mão direita à altura da cintura.  Instintivamente, para que todos pudessem ve-la melhor, ergueu o troféu com as duas mãos sobre sua cabeça. A partir de então, todos os capitães dos times vencedores repetem aquele gesto.  Aliás, a forma como o zagueiro virou líder da equipe naquele mundial,  também foi mera casualidade e uma enorme surpresa para ele próprio.  Foi por uma molecagem do grande gênio daquela seleção, Newton Santos,  segundo Beline:

Beline começou sua carreira em 1946 jogando pela Sociedade Esportiva Itapirense e cinco anos mais tarde já estava no Vasco da Gama no qual permaneceu por onze anos e é apontado como um dos maiores jogadores que vestiram a camisa cruzmaltina com a qual foi tricampeão estadual. Em 1963 foi contratado pelo São Paulo e, depois de cinco anos sem ganhar qualquer título acabou se transferindo para o Atlético do Paraná onde encerrou  a carreira no mesmo ano da sua contratação, 1968.

Lutando contra o Mal de Alzheimer há 10 anos, Hideraldo Luis Beline, bicampeão do mundo, titular em 1958 e na reserva em 1962, faleceu na tarde de 20 de março de 2014 no hospital 9 de Julho onde estava internado. Está sepultado em Itapira, sua terra natal onde um grande busto foi erigido em homenagem ao ilustre filho daquela cidade paulista.

Comentários (2)

  • Boa tarde Sr Milton Parron, gostaria de dizer que admiro o seu trabalho, competência e talento é a sua marca. Uma pena que não apresenta mais o Ciranda da Cidade, pois todas as vezes que tinha que sair do serviço a tarde,sintonizava na rádio Bandeirantes para ouvir suas entrevistas. Um forte abraço.

  • Caro Milton Parron estamos sentindo muita a sua falta na rádio Bandeirantes que pena que você saiu sou fã do programa Memória inclusive tenho vários deles aqui gravadono meu celular espero que breve você volte ao ar novamente...Forte abraço

Advertisement