Eder Jofre é considerado o maior pugilista brasileiro de todos os tempos. Ao longo da carreira, lutando em duas categorias, inicialmente peso Galo e posteriormente peso Pena, sagrou-se campeão mundial em ambas.
Ao todo foram 81 lutas com 75 vitórias, 50 das quais por nocaute, 04 empates e 02 derrotas, ambas contra o japonês Fighting Harada, até hoje contestadas pelos entendidos em pugilismo.
Sua primeira vitória como profissional foi contra o argentino Raul Lopez em março de 1957. No ano seguinte já era campeão brasileiro dos Galos e em 1960, contra o argentino Ernesto Miranda, conquistou o título sul-americano. No mesmo ano, em novembro, derrotou o mexicano Eloy Sanchez tornando-se campeão mundial de sua categoria.
Veja também:
No dia 11 de setembro de 1962, no Ibirapuera super lotado, Eder tornou a colocar seu cinturão em jogo enfrentando o mexicano Joe Medel, o qual já havia derrotado em 1960 em luta pelo direito de disputar o título mundial. A rádio Bandeirantes transmitiu com Pedro Luis, comentários de Orlando Duarte e Mário Moraes e reportagens de Ethel Rodrigues e Ely Coimbra:
Eder Jofre que integra, ao lado de outros ídolos mundiais, o Hall da Fama do Boxe, encerrou sua carreira em novembro de 1976 com uma vitória sobre o mexicano Octavio Gomez, luta realizada no ginásio do Ibirapuera.