A Autolatina foi uma joint venture formada entre a Ford e a Volkswagen nos mercados brasileiro e argentino, entre 1987 e 1996. Na ocasião, entendeu-se que seria formado um gigante teoricamente imbatível no mercado automotivo. Integrando as fábricas e operações das duas empresas, a ideia era compartilhar os custos e potencializar os pontos fortes de cada uma.
No dia 11 de novembro de 1986, bem antes de iniciar a campanha publicitária que só ocorreria em julho do ano seguinte, o então presidente da Volkswagen, Wolfgang Sauer, adiantou pelos microfones da Rádio Bandeirantes os benefícios que resultariam daquela fusão:
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Apesar de todo o processo ser cumprido em 1987, apenas em 1990 que as fabricantes iniciaram o funcionamento da Autolatina, que tinha 51% de suas ações controlados pela Volkswagen e 49% pela Ford.
No início houve muita empolgação, mas com o decorrer do tempo verificou-se que ambas as marcas, Ford e Volks, estavam perdendo terreno para a concorrência, especialmente a Chevrolet e a Fiat. Além disso, devido à abertura das importações, também as estrangeiras passaram a abocanhar fatias do mercado que pertenciam à Autolatina.
A decisão de dissolvê-la e separar as duas empresas, Ford e Volks, foi tomada no final de 1994 e efetivou-se em 1996.