Sex Shop – Loja do Prazer – é um comércio especializado em produtos sensuais e eróticos, ou seja, uma loja voltada para o prazer, que não para de crescer no mundo.
A primeira sex shop de que se ouviu falar surgiu em 1962 em Flensburg, no norte da Alemanha, e se intitulava “Instituto de Higiene Conjugal” devido o conservadorismo da época.
Em meados da década de 70 surgiram as primeiras lojas do gênero aqui em São Paulo, onde a expansão foi mais tímida em função de uma série de preconceitos. E, justamente por isso, esse tipo de comércio sempre despertou ainda mais a curiosidade das pessoas. “O que será que tem lá dentro” é o que se perguntam os que não entram na loja, geralmente por vergonha. No Centro de Documentação e Memória da rádio Bandeirantes – CEDOM – existe o registro curioso de 1980, no programa SOL DA MEIA NOITE, da rádio Bandeirantes, quando seu apresentador, Sérgio Groisman, foi a uma das poucas lojas sex shop que existiam aqui de São Paulo, para revelar aos ouvintes os segredos existentes entre aquelas misteriosas quatro paredes:
Para enfrentar a resistência dos tímidos, a historia das sex shop começou a mudar na década de 90 com o aparecimento do e-commerce, ou seja, a venda dos produtos eróticos via Internet que hoje movimenta uma verdadeira fortuna, bastando dizer que esse mercado atendeu no ano passado 3 milhões de clientes, boa parte deles consumidores semanais. Será que a atual crise econômica que o Brasil enfrenta com reflexos em todas as atividades também afetará esse setor?