CANTINFLAS, HUMOR INOCENTE

Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes foi um dos mais queridos e populares humoristas do cinema nas décadas de 40 e 50. Nascido na cidade do México, de origem muito pobre, tornou-se milionário graças à sua arte. O sucesso de Mario Moreno deveu-se a um personagem que ele incorporou ao qual deu o nome de Cantinflas e que, de tão popular, virou verbo no idioma mexicano. Cantinflas, o personagem, era uma figura atrapalhada, invertia as frases, trocava as palavras, não deixava o interlocutor falar, como se viu no filme Un Dia Con El Diablo:

Seu maior suceso foi no filme A volta ao Mundo em 80 Dias, produzido em Hollywood e rodado em 1956, premiado com o Oscar de melhor filme do ano. Também sucessos de bilheteria foram Os Três Mosqueteiros, Nem Sangue Nem Areia, O Circo, O Mágico, O Bombeiro Atômico, Se Eu Fosse Deputado, Sua Excelência, que é uma genial sátira à “guerra fria”, e dezenas de outras produções. Eu tive o prazer de entrevistar Cantinflas em 1986 em uma lindíssima fazenda de sua propriedade a cerca de 150 quilômetros da Cidade do México, onde ele criava touros bravos destinados às corridas:

Mario Moreno – Cantinflas, também tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, que é o reconhecimento a um grande cômico do cinema que tornou seu país, o México, ainda mais conhecido pelo mundo afora. Ele morreu no dia 20 de abril de 1993, aos 81 anos de idade.
.

Advertisement