BRASILEIRA PILOTA HELICÓPTERO NA GUERRA DO GOLFO

Sem categoria
Milton Parron
Escrito por Milton Parron

A guerra Iraque-Kuwait teve início em agosto de 1990 e prosseguiu durante sete meses. Já nos dois primeiros dias do conflito, após intensos combates, as forças armadas do Kuwait foram subjugadas e o presidente Saddam Hussein anunciou a anexação daquele território como décima nona província do Iraque. Quando o conflito começou a se refletir na economia dos Estados Unidos, o presidente George Bush (pai) resolveu intervir e no começo de janeiro de 1991 tropas norte americanas em terra e pelo ar foram mobilizadas para desocupar o Kuwait expulsando os iraquianos daquele território.

Foi uma das campanhas militares mais fascinantes e inovadoras da moderna história militar, introduzindo no campo de batalha sofisticação tecnológica e poder de fogo sem precedentes. Entre os milhares de soldados mobilizados pelo Exército norte americano, estava uma brasileira pilotando moderno helicóptero de guerra. Os repórteres da rádio Bandeirantes, Edgard de Melo Filho e Ana Aragão, localizaram em Minas Gerais os parentes da pilota Janete Santana:

O número de militares norte americanos mobilizados na guerra contra o Iraque, em 1991, somente os de infantaria, chegou a 543 mil soldados, não dando a menor chance para que Saddan Hussein permanecesse com o domínio do Kuwait.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.