Bom político é aquele que sabe engolir caroço

Paulo Maluf e Laudo Natel

Um dos episódios até hoje mal digeridos pelos analistas políticos foi a nomeação de Paulo Maluf para a secretaria dos Transportes, em 1971, pelo então governador Laudo Natel.   

Naquela época quem nomeava os prefeitos das capitais eram os governadores de Estado que, por sua vez, eram indicados pelo presidente da República e referendados pelos Colégios Eleitorais integrados pelos deputados dos respectivos Estados. 

Quando Laudo Natel assumiu o governo, Paulo Maluf era o prefeito nomeado pelo antecessor de Natel,  Roberto Costa de Abreu Sodré.  O que ninguém entendeu foi a razão pela qual o novo governador destituiu Maluf do cargo de prefeito  e, a seguir, o nomeou para a pasta dos Transportes. 

Em 1999, na rádio Bandeirantes, o sr. Laudo Natel explicou as razões que o levaram a promover aquela estranha dança das cadeiras:

Nascido em São Manoel, interior paulista, em 1920, o sr. Laudo Natel foi  eleito vice governador de Adhemar de Barros em 1962, assumiu o mandato de Adhemar de junho de 1966 a janeiro de 1967 e novamente governador de São Paulo de de 1971 a 1975, desta vez pelo voto indireto.  

Natel faleceu em maio de 2020 aos 99 anos de idade.

Advertisement