Há 70 anos, no dia 28 de junho de 1953, pela primeira vez um avião a jato pousou em São Paulo, aliás, foram quatro aviões da Força Aérea Brasileira. Com as dificuldades técnicas imensas daquela época, a rádio Bandeirantes transmitiu o acontecimento deslocando-se até o Campo de Marte onde os caças da FAB pousariam após a realização de manobras acrobáticas sobre a região.
Mesmo com a má qualidade de som, trata-se de um dos raros documentos sobre aquele histórico acontecimento, provavelmente o único, que inclui entrevistas com os primeiros pilotos brasileiros de aviões a reação, vários deles tinham sido combatentes durante a segunda guerra em campos da Itália. Trecho daquela histórica cobertura pode ser ouvido abaixo:
Os oficiais da FAB ouvidos nessa reportagem destacaram-se pouco tempo depois em outras atividades fora do militarismo uma vez que já haviam passado para a reserva. O coronel José Vicente de Faria Lima, já aposentado e na condição de Brigadeiro da Reserva, candidatou-se e foi eleito prefeito de São Paulo em março de 1965 tendo realizado uma das melhores administrações que a cidade teve até hoje.
O Brigadeiro Oswaldo Pamplona Pinto, piloto de um dos quatro jatos daquele voo pioneiro, no ano seguinte foi nomeado presidente da companhia Aérea VASP, cujo acionista majoritário era o governo de São Paulo. Sua gestão, 1954 a 1962, foi considerada excelente modernizando e aumentando a frota de aviões da companhia. Quanto ao Brigadeiro Rui Barbosa Moreira Lima, foi ele quem criou o lema do 1° Grupo de Aviação de Caça da FAB que combateu o nazismo na Itália: “Senta a Púa”.