Morreu na manhã deste domingo, 05 de novembro, em João Pessoa, PB, onde residia com sua única filha, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nascida em Santos em 1929.
Tornou-se figura nacionalmente conhecida, e muito querida dos telespectadores, como atriz, apresentadora e cantora contratada inicialmente pela TV Tupi, mais tarde pela Record, pela Excelsior e, finalmente, pela Globo.
No dia 18 de setembro de 1998, nas comemorações dos 48 anos de inauguração do primeiro canal de televisão no Brasil, a Tupi, participaram do programa Balanço Geral, da Rádio Bandeirantes, vários artistas, produtores, cenaristas e pessoal da área técnica que atuaram na noite de gala de inauguração da TV Tupi, entre eles, Mário Fanuchi, também já falecido, autor do desenho do indiozinho que se tornou o símbolo da emissora, e, também Lolita Rodrigues, nome verdadeiro de Sylvia Gonçalves recém falecida.
Pouca gente sabe, Lolita foi a primeira artista que se apresentou cantando na TV do Brasil:
Conhecidas como as “três mosqueteiras”, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Belo viviam juntas, quase como irmãs, em todos os eventos, em programas de TV e reuniões familiares.
A morte da primeira delas, Nair Belo, aos 75 anos em 2007, causou um impacto para Hebe e Lolita. Em 2012 foi Hebe quem partiu, aos 83 anos e, agora, aos 94 anos a última das “três mosqueteiras”, Lolita.
Deus as tenha, e que se reúnam novamente no céu.