Anacleto Rosas Jr, considerado um dos maiores compositores sertanejos de todos os tempos, autor de dezenas de sucessos, nasceu na cidade, Mogi das Cruzes, e nunca morou na roça, além disso, era filho de pai espanhol e mãe italiana fatores que levam a inevitável indagação: como é que ele incorporou nas suas músicas com tamanho conhecimento as expressões tão próprias dos caboclos sendo ele um citadino?
Em 2019, para o programa “Memória” – Rádio Bandeirantes, – estivemos em Taubaté, onde Anacleto viveu a maior parte de sua vida e onde apresentou, durante 20 anos, dois programas na rádio Difusora local de enorme audiência. Lá residem seus netos e outros familiares com os quais conversamos e deles recebemos algumas gravações preciosíssimas, uma delas o programa Manhãs Sertanejas no ano de 1955, ouçam com atenção os seus anúncios comerciais:
Entre outras, são da autoria de Anacleto Rosas Júnior com parceiros diversos, A Morte do Canoeiro, Aparecida do Norte, Baldrama Macia, Burro Picaço, Cavalo Preto, Mestiça, Boi Penacho, Os Três Boiadeiros, Rancho Vazio e mais cerca de 500 músicas. Ele faleceu em fevereiro de 1978.