Anacleto Rosas Júnior, criador da chamada “moda campeira”

Anacleto Rosas Júnior

Anacleto Rosas Jr, considerado um dos maiores compositores sertanejos de todos os tempos, autor de dezenas de sucessos, nasceu na cidade, Mogi das Cruzes, e nunca morou na roça, além disso, era filho de pai espanhol e mãe italiana fatores que levam a inevitável indagação: como é que ele incorporou nas suas músicas com tamanho conhecimento as expressões tão próprias dos caboclos sendo ele um citadino?  

Em 2019, para o programa “Memória” –  Rádio Bandeirantes, – estivemos em Taubaté, onde Anacleto viveu a maior parte de sua vida e onde apresentou, durante 20 anos, dois programas na rádio Difusora local de enorme audiência. Lá residem seus netos e outros familiares com os quais conversamos e deles recebemos algumas gravações preciosíssimas, uma delas o programa Manhãs Sertanejas no ano de 1955, ouçam com atenção os seus anúncios comerciais:

Entre outras, são da autoria de Anacleto Rosas Júnior com parceiros diversos, A Morte do Canoeiro, Aparecida do Norte, Baldrama Macia, Burro Picaço, Cavalo Preto, Mestiça, Boi Penacho, Os Três Boiadeiros, Rancho Vazio e mais cerca de 500 músicas. Ele faleceu em fevereiro de 1978.

Veja também:

Advertisement