Cerca de 26 mil homens e mulheres, estas como enfermeiras, integraram a Força Expedicionária Brasileira enviada a Itália para missões de combate durante a segunda guerra mundial. A FEB conquistou várias posições inimigas de grande importância estratégica, uma das mais importantes foi a tomada de Monte Castelo que estava nas mãos das tropas da Alemanha. Foi uma batalha muito longa iniciada no dia 24 de novembro de 1944 durante a qual ocorreram muitas baixas entre os nossos pracinhas, alguns mortos e muitos também foram os feridos. Finalmente, no comecinho da noite de 21 de fevereiro de 1944, a boa notícia espalhou-se pelo Brasil, via rádio, claro:
A guerra durou, ainda, mais de um ano mas bem antes do seu término os nazistas tiveram de deixar o território italiano e. para isso, muito contribuiu a nossa FEB. Muitos anos se passaram e finalmente os pracinhas que morreram e lá ficaram sepultados tiveram seus despojos trasladados para o Brasil. Coube a uma mulher a distinção de recebe-los numa tocante cerimônia… uma mulher enfermeira que tinha estado no front. Major Elza Medeiros:
Cerca de 47 milhões de pessoas morreram em decorrência da segunda guerra mundial, dos quais 471 eram brasileiros, 450 pracinhas, 13 oficiais e 8 pilotos da FAB. Uma das ações emblemáticas dos nossos soldados foi a tomada de Monte Castelo ocorrida há 73 anos, no dia 21 de fevereiro de 1945.