Entre aqueles que a conheceram, ou viram sua imagem por fotos ou filmes, a unanimidade é total. Martha Rocha, da Bahia de São Salvador, foi a brasileira mais bonita, mais charmosa, de olhos verdes escuros inigualáveis e rosto mais lindo entre todas as brasileiras que já disputaram o título de Miss Universo. Ela perdeu o título para a norte americana Miriam Stevenson, segundo os jurados, porque tinha 2 polegadas a mais nos quadrís, porém, não apenas os brasileiros, como o mundo todo, a reverenciaram como sendo a verdadeira Miss Universo no concurso realizado nos EUA em julho de 1954. Foi o segundo lugar mais comemorado no Brasil até hoje. Pouco tempo após retornar ao País, Martha Rocha foi homenageada por uma enorme platéia que compareceu a um programa de auditório da rádio Bandeirantes, na rua Paula Souza, que era animado por Geraldo Blota e tinha como atração fixa o cantor João Dias:
Dizer que o concurso Miss Universo revelou até hoje apenas Martha Rocha e as demais foram meras coaddjuvantes, seria minimamente uma grosseria com todas as outras. Mas não se pode negar que nenhuma delas teve tamanha e tão longa celebridade quanto Martha Rocha, que, beirando os 77 anos de idade, continua sendo sinônimo de beleza.
Comentários (3)
Era garoto mas lembro bem disso, Parron, a lindíssima Martha Rocha perdeu por duas polegadas a mais nos quadris. Saiu até uma música por causa disso: Por duas polegadas a mais, passaram a baiana pra trás; por duas polegadas e logo nos quadris, tem dó, tem dó, seu juiz". Ela ganhou um programa de TV quando retornou ao Brasil, ia ao ar, ao vivo, na época não tinha vídeo tape, cheguei assistir várias vezes na casa de uma saudosa tia, esta foi a primeira na família a ter TV.
Ola bom dia
parabens pela memoria sensacional
até hoje tenho uma foto da Marta Rocha de plastico transparente de 1954 que permite mostrar o tipo de roupa que fica melhor em seu corpo
parabens
Clovis
Perfeito, perfeito, somente outra baiana poderia recuperar essa façanha em beleza, com olhos verdadeiramente verddes enquanto os de Martha absolutamente azuis. E o mesmo nome que o dela, medidas absolutamente perfeitas, porém com extrema simplicidade!